Queijo Canastra é eleito o melhor do mundo!

Todos agora sabem o que os mineiros sempre souberam: nosso queijo Canastra é o melhor do mundo! O queijo do tipo Canastra ficou em primeiro lugar na pontuação do site americano Taste Atlas, que é uma espécie de Guia Quatro Rodas no país.

O site utiliza um ranking baseado em informações de consumidores e o Canastra mineiro ficou em primeiro lugar entre 50 colocados, desbancando concorrentes fortes como grana padano, gorgonzola piccante e pecorino sardo, entre outros famosos.

Esta é uma grande conquista para o país e, principalmente para os produtores mineiros que tanto se dedicam em sua criação para levar um bom produto aos consumidores, com excelente qualidade.

O queijo Canastra é produzido a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesma propriedade onde fica a queijaria. Além de ter um sabor especial, se destaca também por ser um dos principais representantes da história mineira e o seu preparo é passado de geração em geração.

Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Minas Gerais possui 10 microrregiões produtoras do queijo minas artesanal (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra da Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro), e outras cinco regiões que passaram por um estudo que identificou e definiu o tipo de queijo.

Além do premiado Canastra, temos outros grandes queijos artesanais produzidos no Estado como: Cabacinha, Serra Geral, Vale do Suaçuí, Alagoa e Mantiqueira de Minas. Hoje já se sabe que cada um deles tem características peculiares, como o sabor, por exemplo, que sofre a influência do clima e da pastagem predominante. A origem e manejo do rebanho e até o perfil do produtor também são determinantes no tipo de queijo de cada lugar.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo