O ideal agora é oferecer Gastronomia de Experiência

Nos últimos anos, a gastronomia vem aderindo à tendência de valorização das experiências. Mais do que servir boa comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar formas de impactar o cliente, levando em conta todos os seus sentidos e a sua subjetividade. O público está em busca de relações comerciais mais ricas e pessoais. O desafio é vender, junto com os alimentos, experiências que não atendam apenas ao paladar, mas permitam que o consumidor crie memórias positivas. Uma simples visita a um restaurante pode ser um momento carregado de significados simbólicos, que promovam uma relação afetiva com os pratos e o lugar.

A mudança de comportamento também tem causas econômicas: as dificuldades financeiras do país, fizeram com que muitas pessoas reduzissem gastos com alimentação externa. Assim, já que comer fora tornou-se um momento mais especial, a expectativa do público é que os estabelecimentos proporcionem experiências de valor.

Além disso, como passamos cada vez mais tempo no ambiente digital, as pausas dedicadas às refeições ganham ainda mais importância, por oferecer o resgate das experiências sociais e coletivas que permitem conexões reais. Nessas circunstâncias, bares, restaurantes, cafeterias e outros empreendimentos gastronômicos devem ser pensados para promover o compartilhamento, o que pode ajudar a atrair e fidelizar o público.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. É preciso também cuidar da apresentação visual dos pratos, inovar em ingredientes e receitas e estar disposto a adaptar-se a demandas pessoais, com flexibilidade. Outra tendência é a utilização de produtos orgânicos, sazonais ou produzidos localmente. Tudo isso deve ser feito sem que o empreendimento perca uma identidade autêntica. Um espaço gastronômico precisa ter um conceito definido e ser fiel a ele. A ambientação deve combinar com essa proposta, somando decoração, som ambiente e diferentes detalhes para criar uma experiência memorável.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo