Novos museus que abriram pelo mundo

Um estudo sobre os museus mais visitados do mundo (clique aqui para ver o estudo) revelou as tendências inovadoras do setor para fugir de modelos tradicionais e produzir novas formas de exibição e relação com o público. Entre as novidades, estão o uso do poder da marca do museu em mais de uma localidade ou experiência, experiências culturais integradas aos museus, colaboração entre os maiores museus do planeta e uso crescente da tecnologia digital. Veja a lista:

1 – Statue of Liberty Museum, Nova York, EUA – conta a história da Estátua da Liberdade

2 – The Shed, New York, EUA – possui duas galerias com exposições temporárias, um teatro para 500 pessoas e uma sala de concertos.

3 – American Kennel Club Museum of the Dog, Nova York, EUA – Museu do Cachorro

4 – National Children’s Museum, Washington, D.C., EUA – inclui exposições de ciências, estações interativas, uma máquina dos sonhos (Dream Machine) e uma instalação de realidade aumentada com Bob Esponja, criada pela Nickelodeon.

5 – Mascot Hall of Fame, Whiting, Indiana, EUA – conta a história das mascotes e permite que os visitantes desenhem suas próprias mascotes.

6 – Poster House, Nova York, EUA – primeiro museu nos Estados Unidos dedicado aos pôsteres.

7 – Snoopy Museum Tokyo, Tóquio, Japão – dedicado ao personagem Snoopy. Possui o Peanuts Café, uma loja, uma biblioteca, exposições especiais e um workshop para se fazer bichinhos de pelúcia.

8 – teamLab Borderless Shanghai, Xangai, China – museu de arte digital, que proporciona interatividade imersiva aos visitantes.

9 – West Bund Museum, Xangai, China – tem um acordo com o Centre Pompidou (Paris) até 2024, que inclui exposições em conjunto, com seleções de obras da Europa e da China.

10 – K11 Musea, Tsin Sha Tsui, Hong Kong, China – Inclui 250 lojas, 70 restaurantes de culinária de todo o mundo, 40 instalações de artistas e diversos programas educativos.

11 – Petra Museum, Wadi Musa, Jordânia – possui oito galerias que destacam as vidas de habitantes antigos locais e educando os visitantes sobre a importância da herança cultural e sua conservação.

12 – MUZA, The Malta National Skirama Kronplatz Community Art Museum, Valletta, Malta – apresenta uma coleção de mais de 20 mil obras europeias.

13 – Muzeum Susch, Susch, Suíça – localizado nos Alpes Suíços, ele foi construído em um monastério e cervejaria do século 12, com galerias escavadas nas montanhas. Focado em arte contemporânea, se propõe a exibir obras de mulheres e artistas pouco representados.

14 – National Museum of Qatar, Doha, Catar – sua arquitetura foi inspirada no cristal rosa do deserto e tem diversas telas para projeções em vídeo e dioramas. Aborda a história e a cultura do Catar.

15 – Museum of Black Civilisations, Dakar, Senegal – mostra as contribuições culturais e científicas da África. Tem uma galeria ainda não utilizada para exibir obras de arte africanas repatriadas no futuro.

16 – Lumen Museum of Mountain Photography, Mareo, Tyrol, Itália – é dedicado à fotografia de montanhas e está localizado no Monte Klonplatz, nos Alpes Italianos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado