Novos museus que abriram pelo mundo

Um estudo sobre os museus mais visitados do mundo (clique aqui para ver o estudo) revelou as tendências inovadoras do setor para fugir de modelos tradicionais e produzir novas formas de exibição e relação com o público. Entre as novidades, estão o uso do poder da marca do museu em mais de uma localidade ou experiência, experiências culturais integradas aos museus, colaboração entre os maiores museus do planeta e uso crescente da tecnologia digital. Veja a lista:

1 – Statue of Liberty Museum, Nova York, EUA – conta a história da Estátua da Liberdade

2 – The Shed, New York, EUA – possui duas galerias com exposições temporárias, um teatro para 500 pessoas e uma sala de concertos.

3 – American Kennel Club Museum of the Dog, Nova York, EUA – Museu do Cachorro

4 – National Children’s Museum, Washington, D.C., EUA – inclui exposições de ciências, estações interativas, uma máquina dos sonhos (Dream Machine) e uma instalação de realidade aumentada com Bob Esponja, criada pela Nickelodeon.

5 – Mascot Hall of Fame, Whiting, Indiana, EUA – conta a história das mascotes e permite que os visitantes desenhem suas próprias mascotes.

6 – Poster House, Nova York, EUA – primeiro museu nos Estados Unidos dedicado aos pôsteres.

7 – Snoopy Museum Tokyo, Tóquio, Japão – dedicado ao personagem Snoopy. Possui o Peanuts Café, uma loja, uma biblioteca, exposições especiais e um workshop para se fazer bichinhos de pelúcia.

8 – teamLab Borderless Shanghai, Xangai, China – museu de arte digital, que proporciona interatividade imersiva aos visitantes.

9 – West Bund Museum, Xangai, China – tem um acordo com o Centre Pompidou (Paris) até 2024, que inclui exposições em conjunto, com seleções de obras da Europa e da China.

10 – K11 Musea, Tsin Sha Tsui, Hong Kong, China – Inclui 250 lojas, 70 restaurantes de culinária de todo o mundo, 40 instalações de artistas e diversos programas educativos.

11 – Petra Museum, Wadi Musa, Jordânia – possui oito galerias que destacam as vidas de habitantes antigos locais e educando os visitantes sobre a importância da herança cultural e sua conservação.

12 – MUZA, The Malta National Skirama Kronplatz Community Art Museum, Valletta, Malta – apresenta uma coleção de mais de 20 mil obras europeias.

13 – Muzeum Susch, Susch, Suíça – localizado nos Alpes Suíços, ele foi construído em um monastério e cervejaria do século 12, com galerias escavadas nas montanhas. Focado em arte contemporânea, se propõe a exibir obras de mulheres e artistas pouco representados.

14 – National Museum of Qatar, Doha, Catar – sua arquitetura foi inspirada no cristal rosa do deserto e tem diversas telas para projeções em vídeo e dioramas. Aborda a história e a cultura do Catar.

15 – Museum of Black Civilisations, Dakar, Senegal – mostra as contribuições culturais e científicas da África. Tem uma galeria ainda não utilizada para exibir obras de arte africanas repatriadas no futuro.

16 – Lumen Museum of Mountain Photography, Mareo, Tyrol, Itália – é dedicado à fotografia de montanhas e está localizado no Monte Klonplatz, nos Alpes Italianos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo