Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, será reaberta à visitação

A cidade de Ouro Preto tem muito o que comemorar, pois em breve a Matriz Nossa Senhora da Conceição será reaberta à visitação. A igreja está fechada há quase uma década e as obras de reparo e restauração estão em sua fase final. 

Foram nove anos de trabalho e a expectativa é que a Matriz seja reaberta oficialmente em novembro. Mas agora em agosto, será realizada uma bênção pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Na verdade, está prevista uma semana de festividades que começam no dia 19 de agosto e vão até o dia 26. A benção está marcada para o dia 20.

Esta igreja abriga os restos mortais de Antônio Francisco Lisboa, o famoso mestre do barroco mineiro, o Aleijadinho e também os de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, que foi o construtor responsável pela obra. Ela foi construída no século 18, entre os anos de 1727 e 1746.

A matriz de Nossa Senhora da Conceição faz parte do Patrimônio Histórico Mundial e seu trabalho de restauração vem sendo feito de forma minuciosa, para destacar sua bela construção arquitetônica e também para recuperar afrescos e detalhes artísticos que estavam escondidos atrás de camas de tinta e problemas estruturais, como rachaduras nas paredes. A igreja possui oito altares laterais, com variada talha de rococó. Algumas imagens e espaços ainda estão em processo de restauração.

Para saber mais detalhes e ver a programação completa das festividades de bênção acesse o site: http://paroquiaconceicaoop.com.br/ 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo