Fique por dentro das novas tendências tecnológicas

Novas tecnologias surgem a cada instante em todo o mundo. Identificar as que são mais relevantes permite que as pessoas e empresas se preparem e antecipem decisões que possam trazer benefícios e oportunidades por conta dessas inovações. Investir em tecnologia hoje é quase uma obrigação, pois quem não acompanha corre o risco de ficar para trás. O diferencial tornou-se necessidade para impulsionar os negócios e pensando nisso, selecionamos algumas das novidades que estão fazendo a diferença.

Big Data é um conjunto de dados, estruturados ou não, gerados em alto volume e velocidade, que pode ser usado a fim de resolver problemas de negócios e ser uma solução em vantagem competitiva. Atrelado às soluções em Analytics fornecem estratégias orientadas à análise desses dados. Essas informações podem ajudar a entender o que os clientes pedem e aumentar a compreensão do que acontece no mercado, entre muitas outras opções estratégicas. A Netflix é um ótimo exemplo de seu bom uso.

Seguindo esta linha, há também o Blockchain, que funciona como uma tecnologia de banco de dados, sendo essencialmente um livro contábil público e distribuído, empregado para registrar transações, mas não apenas no setor financeiro. É uma tendência tecnológica que pode beneficiar muitos setores, considerando sua natureza favorável às empresas que necessitam registrar suas informações de maneira segura e transparente. Ele possibilita o registro de documentos e identidade, certificação e verificação de autenticidade de documentos e arquivos digitais, rastreamento de produtos, verificação de medicamentos e prevenção de falsificações, eleições e decisões judiciais. Vale a pena pesquisar e conhecer.

Uma tecnologia emergente que tem agradado bastante é o pagamento por reconhecimento facial. Já é realidade na China vem se espalhando pelo mundo. Por meio de uma selfie, os clientes conseguem efetuar o pagamento de suas compras em uma máquina própria de identificação de pagamentos, sem precisar de dinheiro, cartões e até mesmo do celular. O processo pode ser feito também pelo monitoramento das câmeras em algumas lojas, que identificam os itens comprados pelo cliente e em até 10 minutos o valor referente é debitado no cartão de crédito registrado na conta do usuário (caso da Amazon Go). Algumas redes de supermercados no Brasil já estão dando seus primeiros passos nesse sentido também. Mas esses são apenas alguns exemplos. Há muitas outras possibilidades em desenvolvimento e ascensão como Inteligência Artificial, Realidade Estendida, Multiexperiência, Automação de Processos Robóticos, Nuvem Distribuída, Acessibilidade Digital e muitas mais.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado