O Sesi, ou Serviço Social da Indústria, é uma instituição do Sistema Fiemg focada na promoção do bem-estar e qualidade de vida dos funcionários da Indústria, assim como de seus dependentes, familiares e da sociedade em geral. E um de seus trabalhos mais fortes são atividades na área da economia criativa.
Há iniciativas em Mídia que envolvem audiovisual, música e editoração e edição e também em Cultura, que englobam patrimônio cultural e atividades artísticas. Nos seus projetos de Música há cursos de aperfeiçoamento na área, com instrumentos variados e a manutenção da Orquestra Sesiminas.
Já na área do audiovisual, as ações incluem iluminação e cenografia para espetáculos e instalações elétricas para produções e áudio para música e produções audiovisuais. O Sesi realiza também cursos de capacitação da cadeia produtiva do audiovisual, disponibilizados pelo Sesi Senai Nansen Araújo, no Centro Cultural Sesiminas BH
No setor de editoração e edição existe o Programa Trilhas do Futuro do Governo de Minas Gerais, que oferece os cursos de técnico em Produção de Áudio e Vídeo e técnico em Programação de Jogos Digitais.
Na área de Cultura as iniciativas são várias. Vamos começar pelas de Patrimônio Cultural. A instituição cuida e opera o Sesi Museu de Artes e Ofícios, que apresenta a riqueza da produção popular, dos fazeres, dos ofícios e das artes que deram origem às profissões que conhecemos hoje. Além da exposição do museu, há cursos e oficinas de formação para crianças e adultos, bem como de professores interessados em enriquecer suas aulas com uma visão prática da história dos ofícios.
Outro local sob sua supervisão é o Centro Cultural Sesiminas Ouro Preto. Após o incêndio que destruiu o casarão do histórico Hotel Pilão, a Fiemg inaugurou em 2006, o Centro Cultural no mesmo local, na Praça Tiradentes.
Existem também projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, como a manutenção do Centro Cultural Sesiminas BH, que viabiliza a manutenção do espaço para ampliar o acesso à população de uma diversificada programação cultural com a realização de espetáculos, exposições, oficinas e realização de visitas guiadas. Assim como a manutenção do Sesi Museu de Artes e Ofícios e o Ponto Volante.
Este último é um festival de incentivo à leitura que leva um caminhão biblioteca às cidades, com serviços de empréstimo de livros, inclusão digital, oficinas variadas e jogos de raciocínio. Oferece ainda espetáculos de artes cênicas com sessões de contação de estória e teatro ao ar livre. E além disso tudo, há também as atividades nos espaços culturais já citados acima, no Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética e no Centro Cultural Sesiminas Uberaba..
E por último e mais importante, a criação da Galeria 2030, aqui no P7 Criativo. Esse projeto pretende implantar uma nova galeria em um dos andares do edifício, com uma exposição de longa duração com o tema “Agenda 2030”, abordando economia criativa, tecnologia, educação e sustentabilidade em uma experiência de visitação através da interatividade.