Conheça todas as ações de economia criativa do Sesi

O Sesi, ou Serviço Social da Indústria, é uma instituição do Sistema Fiemg focada na promoção do bem-estar e qualidade de vida dos funcionários da Indústria, assim como de seus dependentes, familiares e da sociedade em geral. E um de seus trabalhos mais fortes são atividades na área da economia criativa.

Há iniciativas em Mídia que envolvem audiovisual, música e editoração e edição e também em Cultura, que englobam patrimônio cultural e atividades artísticas. Nos seus projetos de Música há cursos de aperfeiçoamento na área, com instrumentos variados e a manutenção da Orquestra Sesiminas.

Já na área do audiovisual, as ações incluem iluminação e cenografia para espetáculos e instalações elétricas para produções e áudio para música e produções audiovisuais. O Sesi realiza também cursos de capacitação da cadeia produtiva do audiovisual, disponibilizados pelo Sesi Senai Nansen Araújo, no Centro Cultural Sesiminas BH

No setor de editoração e edição existe o Programa Trilhas do Futuro do Governo de Minas Gerais, que oferece os cursos de técnico em Produção de Áudio e Vídeo e técnico em Programação de Jogos Digitais.

Na área de Cultura as iniciativas são várias. Vamos começar pelas de Patrimônio Cultural. A instituição cuida e opera o Sesi Museu de Artes e Ofícios, que apresenta a riqueza da produção popular, dos fazeres, dos ofícios e das artes que deram origem às profissões que conhecemos hoje. Além da exposição do museu, há cursos e oficinas de formação para crianças e adultos, bem como de professores interessados em enriquecer suas aulas com uma visão prática da história dos ofícios.

Outro local sob sua supervisão é o Centro Cultural Sesiminas Ouro Preto. Após o incêndio que destruiu o casarão do histórico Hotel Pilão, a Fiemg inaugurou em 2006, o Centro Cultural no mesmo local, na Praça Tiradentes.

Existem também projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, como a manutenção do Centro Cultural Sesiminas BH, que viabiliza a manutenção do espaço para ampliar o acesso à população de uma diversificada programação cultural com a realização de espetáculos, exposições, oficinas e realização de visitas guiadas. Assim como a manutenção do Sesi Museu de Artes e Ofícios e o Ponto Volante.

Este último é um festival de incentivo à leitura que leva um caminhão biblioteca às cidades, com serviços de empréstimo de livros, inclusão digital, oficinas variadas e jogos de raciocínio. Oferece ainda espetáculos de artes cênicas com sessões de contação de estória e teatro ao ar livre. E além disso tudo, há também as atividades nos espaços culturais já citados acima, no Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética e no Centro Cultural Sesiminas Uberaba..

E por último e mais importante, a criação da Galeria 2030, aqui no P7 Criativo. Esse projeto pretende implantar uma nova galeria em um dos andares do edifício, com uma exposição de longa duração com o tema “Agenda 2030”, abordando economia criativa, tecnologia, educação e sustentabilidade em uma experiência de visitação através da interatividade.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo