Conheça os diferentes tipos de criatividade

O P7 Criativo reúne profissionais e negócios ligados a três tipos de criatividade. São elas a Criatividade Artística, a Criatividade Científica e a Criatividade Econômica. Essa classificação segue a abordagem proposta pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD).

A criatividade mais conhecida é aquela associada a atividades como artes plásticas, cinema e música. É a expressão artística que se manifesta em texto, som ou imagem para criar obras originais e imaginar novas formas de interpretar o mundo.

Porém, a criatividade se aplica a todas as áreas, como matemática, indústria e medicina, quando ideias novas são capazes de melhorar parâmetros como: tempo de resposta, rapidez de produção, quantidade de soluções encontradas, eficácia, eficiência e originalidade.

A criatividade científica está relacionada à curiosidade e à disposição para a experimentação e combina diversas formas de conhecimento para resolver problemas. A pesquisa de novos remédios e vacinas é um ótimo exemplo de uso da criatividade científica. Mas ela não se aplica apenas a invenções. Também é usada toda vez que se elabora pensamentos e associações de teorias para encontrar novas interpretações ou explicações mais abrangentes para os fenômenos naturais.

Segundo a UNCTAD, a criatividade econômica é uma habilidade que leva a vantagens competitivas nos negócios. Ela é usada para criar inovações em áreas como tecnologia, práticas gerenciais e marketing para garantir ganhos econômicos.

A criatividade econômica gera produtos tangíveis, como aplicativos e sistemas, e produtos intangíveis, como obras de propriedade intelectual e novas técnicas para administrar, vender e se relacionar com os diversos públicos de uma organização.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado