CognIO oferece gestão energética na palma da mão

Nesta edição da série “Comunidade P7”, entrevistamos Vanderson Sena, CEO e Founder da CognIO, para falar dos produtos desenvolvidos pela empresa, com destaque para o grande lançamento deste ano, o Energy SIM. A CognIO é uma empresa focada em soluções de IoT (Internet of Things) e AI (Inteligência Artificial). Atua nos mais diversos segmentos como logística, saúde, varejo, indústria e setores financeiro e governamental.

O Energy SIM foi lançado oficialmente no mercado no mês passado. É uma plataforma de gestão de energia e eficiência energética para redução de custos, útil tanto para empresas públicas quanto privadas. Ele foi desenvolvido graças a uma parceria de sucesso da CognIO com a Cemig SIM. As duas empresas uniram forças para lançar essa solução que permite que as empresas controlem e reduzam seus custos com energia elétrica.

Segundo o CEO da CognIO, o uso indevido de equipamentos, a utilização desnecessária em horários de pico e a falta de acompanhamento diário do consumo elevam muito os gastos com energia. O Energy SIM busca a redução desses custos e uso inteligente da energia, ao estabelecer metas de consumo mensal e monitorar diariamente os gastos energéticos de cada unidade consumidora. O acompanhamento pode ser via mobile ou web. A instalação é feita por ponto de monitoramento, como funcionam, por exemplo, os serviços de TV a cabo.

Vanderson Sena explica que as vantagens do uso são muitas: reduzir gastos com energia na ordem de 5% a 35%; permitir a definição de metas mensais e acompanhamento diário do consumo; conhecer o real perfil de uso de energia e evitar desperdícios e uso indevido; otimizar utilização nos horários de ponta e detectar e controlar picos de demanda; reduzir multas devido a problemas com fator de potência; analisar as melhores opções tarifárias; quantificar economias de energia obtidas e também permitir o controle de forma simples através de app e console web.

“O Energy SIM nasceu dentro do programa Fiemg Labs de 2019, quando nos unimos à Cemig SIM para criá-lo e desenvolvê-lo. É pensado para empresas que possuem um gasto de energia acima de 10 mil reais por mês. Normalmente, quando chega a conta de luz, a única possibilidade é pagar por toda energia que foi consumida. Com o Energy SIM, é possível definir uma meta de quanto se quer gastar todo mês, fazer um controle diário dos gastos e descobrir onde é possível economizar. Ele faz uma análise a cada cinco minutos e envia um alarme quando há um desvio ou aumento fora do comum. Afinal de contas, o que não é medido não pode ser gerenciado”, explica Vanderson Sena.

A solução permite o total controle dos gastos e o empresário pode reduzir a despesa excessiva, estando atento ao desvio de sua meta estabelecida. E o melhor, é que tudo pode ser gerenciado do celular, de forma rápida e simples. “Temos hoje clientes piloto utilizando o produto e analisando sua eficácia. A ideia é ampliar para médias e grandes empresas de todo o país. Vamos começar a prospecção em Minas, mas em breve vamos ampliar para todo o país”, antecipa o empresário.

Para Vanderson, o retorno vai além da esfera financeira, pois é um produto estratégico que agrega valor, é sustentável e voltado para ajudar empresas a otimizar seus gastos, fazer um uso mais inteligente de sua energia e apontar medidas de eficiência energética. “É uma ferramenta de gestão, pois mostra operação e diagnósticos de eficiência energética. Ele permite um maior controle do uso dos equipamentos para aumentar a economia e a gestão de energia ajuda a gerenciar melhor o negócio. Traz um retorno palpável para o cliente”, acrescenta Sena.

ICE Guard

O outro produto de destaque da CognIO é o ICE Guard, uma solução voltada para a prevenção de perdas e controle de qualidade da chamada cadeia fria (como frigoríficos, por exemplo). Ele permite um controle eficaz de todos os produtos na cadeia fria, tanto na indústria, varejo ou logística, reduzindo perdas, despesas com manutenção e custos com energia elétrica, gerando mais lucratividade para as empresas.

Seu funcionamento segue uma linha clara de raciocínio. Cada produto da cadeia fria necessita de uma temperatura adequada de condicionamento. Então, são instalados sensores em pontos estratégicos que monitoram as temperaturas (também funciona para os caminhões que fazem a logística) e todas as informações coletadas por eles ficam armazenadas na nuvem.

Se forem detectadas variações nas temperaturas adequadas, são disparados diversos alertas (WhatsApp, SMS, e-mail, chamadas telefônicas) por meio de um assistente digital e todas as pessoas cadastradas recebem esses alertas em tempo real e podem enviar manutenção ao local para resolver o problema e evitar possíveis perdas. Também são gerados diversos relatórios (Vigilância Sanitária, Perdas Estimadas e manutenção). E todo controle pode ser feito via web ou mobile (computador e celular).

CognIO
https://www.cognio.com.br/

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado