Você sabe o que é um Parque Tecnológico?

Essa megaestrutura de desenvolvimento econômico e tecnológico tem a missão de fomentar e oferecer atividades de pesquisa e inovação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas. Geralmente, esses parques têm o apoio dos governos, sejam em âmbito federal, estadual ou municipal, bem como agregam a comunidade local e o setor privado.

Em grandes extensões, os parques são os que mais contribuem para levar ao mercado novas ideias e as tendências tecnológicas. Além disso, eles elevam a inovação na comunidade em que estão. Nesse ambiente cooperativo, estão jovens empreendedores, universitários, professores e uma série de laboratórios e institutos de pesquisa com infraestrutura pronta para o incentivo e o desenvolvimento dos negócios inovadores.

O Brasil possui 55 parques tecnológicos que se localizam, na maior parte deles, em cidades do interior de diversos estados. Esses parques atraem indústrias de alta tecnologia e contribuem para a conscientização dos empreendedores sobre a importância da tecnologia e da inovação.

Exemplos de sucesso são os parques em São José dos Campos, com cerca de 300 empresas; o da UFRJ com 68 instituições, sendo centros de pesquisa de 14 empresas de grande porte nacionais e multinacionais. O case de sucesso mineiro é o do TecnoParq da Universidade Federal de Viçosa, com mais de 217 hectares.

 

Parque Tecnológico do CenTev/UFV

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo