Tendências e novidades do mercado editorial no Brasil

A última década tem sido turbulenta para livrarias, editoras, escritores e agentes literários no Brasil. Com grandes livrarias brasileiras em recuperação judicial, a entrada de gigantes do comércio eletrônico e com o cancelamento de eventos literários e fechamento do comércio de rua na pandemia, o mercado editorial vive grande ameaça. Livrarias e editoras estão recorrendo à criatividade, à proximidade com o consumidor e à tecnologia para manter as vendas. Veja algumas alternativas:

Programações virtuais
As tradicionais sessões de autógrafos de livros foram substituídas por bate-papos online e lives de autores – mesma tendência seguida por artistas de outras áreas, como músicos.

Crowdfunding
Muitas das livrarias e editoras estão recorrendo ao financiamento coletivo para sobreviver. As campanhas funcionam como uma pré-venda, em que os consumidores pagam antecipadamente para garantir a publicação de originais ou o funcionamento das lojas.

Fim das megastores
O modelo de grandes lojas de livros, com custos muito altos, está com os dias contados. Esse fenômeno já se consolidou em capitais mundiais, como Londres e Nova York, e já se revela por aqui. Assim como hipermercados estão perdendo clientes para os negócios de bairro, as megastores serão substituídas por pequenas livrarias, que oferecem aos consumidores uma experiência mais calorosa e pessoal.

Audiolivros
Mais vendidos que os ebooks nos Estados Unidos ― o maior mercado de livros do mundo ― os audiobooks ainda representam apenas 1% das vendas de livros no Brasil. Mas isso tende a mudar com a chegada dos maiores players de livros audíveis por aqui e com o crescente acesso da população aos smartphones e à internet de qualidade.

Clubes de assinaturas
De poucos anos para cá, os clubes de assinatura se expandiram rapidamente. Há clubes de assinatura de praticamente tudo, e os livros não ficaram para trás. Além da conveniência de receber os livros em casa, os clubes têm como vantagem as curadorias, que muitas vezes são baseadas em parcerias com grandes escritores.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado