O ideal agora é oferecer Gastronomia de Experiência

Nos últimos anos, a gastronomia vem aderindo à tendência de valorização das experiências. Mais do que servir boa comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar formas de impactar o cliente, levando em conta todos os seus sentidos e a sua subjetividade. O público está em busca de relações comerciais mais ricas e pessoais. O desafio é vender, junto com os alimentos, experiências que não atendam apenas ao paladar, mas permitam que o consumidor crie memórias positivas. Uma simples visita a um restaurante pode ser um momento carregado de significados simbólicos, que promovam uma relação afetiva com os pratos e o lugar.

A mudança de comportamento também tem causas econômicas: as dificuldades financeiras do país, fizeram com que muitas pessoas reduzissem gastos com alimentação externa. Assim, já que comer fora tornou-se um momento mais especial, a expectativa do público é que os estabelecimentos proporcionem experiências de valor.

Além disso, como passamos cada vez mais tempo no ambiente digital, as pausas dedicadas às refeições ganham ainda mais importância, por oferecer o resgate das experiências sociais e coletivas que permitem conexões reais. Nessas circunstâncias, bares, restaurantes, cafeterias e outros empreendimentos gastronômicos devem ser pensados para promover o compartilhamento, o que pode ajudar a atrair e fidelizar o público.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. É preciso também cuidar da apresentação visual dos pratos, inovar em ingredientes e receitas e estar disposto a adaptar-se a demandas pessoais, com flexibilidade. Outra tendência é a utilização de produtos orgânicos, sazonais ou produzidos localmente. Tudo isso deve ser feito sem que o empreendimento perca uma identidade autêntica. Um espaço gastronômico precisa ter um conceito definido e ser fiel a ele. A ambientação deve combinar com essa proposta, somando decoração, som ambiente e diferentes detalhes para criar uma experiência memorável.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado