P7 Entrevista: Maestro Rodrigo Toffolo (Orquestra Ouro Preto)

Nós conversamos com o Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Ouro Preto, Maestro Rodrigo Toffolo, sobre música e criatividade. Ele contou sobre a história de uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país e sobre as ações de empreendedorismo social da instituição.

Confira destaques dessa entrevista exclusiva:

P7 Criativo: Sobre a criatividade artística, de que forma a versatilidade foi importante para o trabalho de vocês?

Rodrigo: A Orquestra Ouro Preto é um grupo de vanguarda, focado na democratização do acesso à cultura, na formação de novos públicos e na realização de projetos sociais e educacionais. Sob os signos da excelência e da versatilidade, nosso fazer musical compreende repertórios variados em gênero e época, que não se pautam por limites e sim, por desafios. Assim, construímos uma ponte, que antes parecia invisível, ligando a música de concerto ao coração de muita gente, seja tocando nos distritos de Ouro Preto ou nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. E manter essa relação é uma responsabilidade grande. Por isso, seguimos extrapolando o convencional, apostando na criatividade artística para descobrir novos caminhos, esperando sempre instigar a curiosidade de “novatos” pelo mundo erudito. Espalhar a música de concerto para que mais pessoas tenham acesso é o que nos move.

P7 Criativo:  O que precisaram fazer na gestão dos talentos e na direção artística da Orquestra Ouro Preto para gerar novas formas de atuação e atrair mais público?

Rodrigo: A Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de trajetória e, desde o início, contamos com a parceria fundamental de uma equipe extremamente talentosa e comprometida. Ao lado dos músicos e demais funcionários, temos nos dedicado intensamente com cuidado em cada detalhe para continuar nos reinventando e atraindo novos públicos. Nosso empreendedorismo musical e sociocultural é um movimento constante dos nossos parceiros, patrocinadores e do público que têm recebido tão bem cada projeto da Orquestra.

P7 Criativo:   Como atuam na movimentação da economia criativa como um todo, trabalhando com crianças e com a capacitação de novos talentos musicais?

Rodrigo: Acreditamos que a cultura é uma importante mola propulsora da economia criativa. Promovemos concertos gratuitos ou a preços populares que atendem diferentes classes sociais e movimentam, paralelamente, diversos setores como o transporte, bares e restaurantes. Somado a isso, atuamos também com projetos muito além da música para capacitar crianças, jovens instrumentistas, além de valorizar as tradicionais bandas de música. Em 2019, criamos a Academia Orquestra Ouro Preto sob o signo da inclusão, com a proposta de aperfeiçoar e lapidar o talento de jovens músicos já iniciados, mas que encontravam obstáculos para se tornarem profissionais. O projeto, que já nasceu como referência em Minas Gerais, conta com 28 jovens bolsistas com idade entre 18 e 28 anos, que têm em comum a paixão pela música, enxergando nela um futuro promissor e porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura. Por meio do Núcleo de Apoio a Bandas, oferecemos oficinas e workshops em cidades do interior de Minas, do Espírito Santo e este ano chegaremos também ao interior do Ceará. Já capacitamos mais de 400 regentes, professores e instrumentistas das tradicionais corporações musicais. A ideia é que eles sejam multiplicadores em suas comunidades. Queremos mostrar para essas pessoas a música como modo de vida possível e dar oportunidades de inserção no mercado, através de um trabalho prático e, sobretudo, humano.

>> Rodrigo Toffolo é Diretor Artístico e Fundador da Orquestra Ouro Preto. Doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo estudou regência com o Maestro e Compositor Ernani Aguiar – um dos mais importantes compositores brasileiros em atuação e grande pesquisador da música brasileira.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado