Inovação e Criatividade em Minas Gerais

Minas Gerais é um dos estados que mais geram negócios criativos no país. O estado abriga um forte ecossistema de inovação e está em segundo lugar, no Brasil, em número de startups da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disso, são mais de 800 empresas de software e 950 do setor eletroeletrônico, que empregam juntas 32 mil pessoas.

Essa riqueza de empresas de base tecnológica e científica vem, segundo os especialistas, da qualidade da formação dos profissionais mineiros. O estado tem mais de 300 instituições de ensino superior e o maior número de universidades federais do país. São 11 ao todo, com destaque para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), classificada como a melhor universidade do Brasil, segundo o Times Higher Education.

A excelência da UFMG foi o que atraiu a Google, por exemplo. A empresa instalou em Belo Horizonte um dos principais centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do mundo. Da mesma forma, a Cadence, gigante do Vale do Silício, a Fiat Crysler e a Embraer, escolheram a capital mineira e sua região metropolitana para sede dos seus laboratórios.

Belo Horizonte é uma das cidades mais inteligentes e conectadas do país, com uma posição de destaque no ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo avaliou quase 700 municípios brasileiros e colocou a capital mineira como a 8ª no segmento inovação e na 13ª posição no quesito empreendedorismo.

Já o relatório internacional The Global Ecosystem Report 2020 situou Belo Horizonte entre as três cidades brasileiras com o melhor ambiente para a construção do sucesso global de startups.

Em 2019, a Unesco deu a Belo Horizonte o título mundial de Cidade Criativa pela gastronomia. Um reconhecimento internacional dos negócios mineiros, que usam a criatividade para realizar o desenvolvimento sustentável, unindo tradição e inovação.

Todos esses títulos, comprovam a vocação da capital mineira para aliar seus reconhecidos talentos e seu preciso patrimônio cultural ao que há de mais moderno no setor de inovação, combinando de forma incomum a criatividade artística e a criatividade tecnológica.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo
Plataformas trazem diferentes possibilidades para setor produtivo