Inovação e Criatividade em Minas Gerais

Minas Gerais é um dos estados que mais geram negócios criativos no país. O estado abriga um forte ecossistema de inovação e está em segundo lugar, no Brasil, em número de startups da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disso, são mais de 800 empresas de software e 950 do setor eletroeletrônico, que empregam juntas 32 mil pessoas.

Essa riqueza de empresas de base tecnológica e científica vem, segundo os especialistas, da qualidade da formação dos profissionais mineiros. O estado tem mais de 300 instituições de ensino superior e o maior número de universidades federais do país. São 11 ao todo, com destaque para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), classificada como a melhor universidade do Brasil, segundo o Times Higher Education.

A excelência da UFMG foi o que atraiu a Google, por exemplo. A empresa instalou em Belo Horizonte um dos principais centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do mundo. Da mesma forma, a Cadence, gigante do Vale do Silício, a Fiat Crysler e a Embraer, escolheram a capital mineira e sua região metropolitana para sede dos seus laboratórios.

Belo Horizonte é uma das cidades mais inteligentes e conectadas do país, com uma posição de destaque no ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo avaliou quase 700 municípios brasileiros e colocou a capital mineira como a 8ª no segmento inovação e na 13ª posição no quesito empreendedorismo.

Já o relatório internacional The Global Ecosystem Report 2020 situou Belo Horizonte entre as três cidades brasileiras com o melhor ambiente para a construção do sucesso global de startups.

Em 2019, a Unesco deu a Belo Horizonte o título mundial de Cidade Criativa pela gastronomia. Um reconhecimento internacional dos negócios mineiros, que usam a criatividade para realizar o desenvolvimento sustentável, unindo tradição e inovação.

Todos esses títulos, comprovam a vocação da capital mineira para aliar seus reconhecidos talentos e seu preciso patrimônio cultural ao que há de mais moderno no setor de inovação, combinando de forma incomum a criatividade artística e a criatividade tecnológica.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado