Harmonizar arte, cultura e tecnologia é a especialidade da Conteúdo

Em mais uma edição da série “Comunidade P7”, conversamos com Tadeus Mucelli, Diretor Executivo da Conteúdo – Arte & Tecnologia. A empresa existe há 15 anos e é especializada em consultoria estratégica e técnica de projetos de cultura digital e tecnologia. Seu foco é contribuir para a consolidação do mercado e da cultura digital no Brasil, com participação também em discussões de políticas públicas e estratégias para o setor de novas mídias e da economia da cultura. Seus clientes incluem empresas privadas e associações ou instituições do setor público dos níveis nacional e internacional.

A Conteúdo já realizou diversos projetos nas áreas da arte e cultura digitais. ​Entre eles estão projetos técnicos imersivos e interativos, festivais de música de vanguarda, mostras de arte e vídeo, festivais, exposições de arte tecnológica e novas mídias, publicações, catálogos, livros, conteúdo digital audiovisual, ações formativas de arte e educação e pesquisa por meio de tecnologia, elaboração de editais, prêmios e planos estratégicos.

“O nosso campo de atuação é muito amplo. Atendemos o mercado privado, com empresas que querem desenvolver processos e conceitos inovadores e também iniciativas no campo da cultura e arte, com a consultoria de projetos de posicionamento estratégico de marcas, responsabilidade empresarial e que interajam com as comunidades em que estão inseridos”, explica Tadeus Mucelli.

Segundo o diretor, em alguns casos, a empresa faz a gestão completa do projeto, desde a definição do conceito até a instalação de estruturas e implantação de ambientes programáveis. Um exemplo é o lobby de um dos hotéis da rede Ibis. Foi criado um espaço conceitual, com arte rupestre referente ao cerrado mineiro, referências do modernismo da arquitetura de Belo Horizonte e também dos aviões que circulam próximos ao hotel. Segue um vídeo de apresentação: https://vimeo.com/398983466

Segundo Tadeus, com o início da pandemia, muitos projetos foram suspensos. Só a partir de junho as ações foram retomadas. Foi quando surgiu a necessidade das ideias e soluções digitais e todos se abriram para os ambientes virtuais. A empresa começou a migrar as ações presenciais para o digital e as demandas se intensificaram em julho.

“Como temos experiência internacional e essas plataformas já são conhecidas lá fora, intensificamos o trabalho. No Brasil, as empresas estavam (e ainda estão) passos atrás. Daqui em diante o pensamento será mais global, em grande volume. Nem mesmo as empresas de tecnologia tinham soluções preparadas. A arte é antecipadora de tendências e sempre fez um uso da tecnologia de uma forma além do que foi pensada e agora isso será visto de forma exponencial”, esclarece Tadeus Mucelli.

Em 2020, a Conteúdo realizou consultorias para museus e espaços de cultura que não tinham ainda relação com o ambiente digital e viram a sua necessidade mais que iminente e, em 2021, vai implementar esses projetos. “Já temos cinco deles em vista, inclusive em outras capitais, como o Rio de Janeiro. São projetos especiais que envolvem desenvolvimento de programação, arte e outros detalhes. Da conceituação à entrega levamos entre 60 e 90 dias, de acordo com a complexidade”, detalha o diretor executivo da Conteúdo.

A empresa espera assumir novos projetos em 2021 e receber mais solicitações para avaliar posicionamentos estratégicos, produzir ambientes programáveis e o que o cliente necessitar em seus relacionamentos com outros clientes ou fornecedores, pois seu forte é a relação Business to Business.

“Temos um bom tempo de mercado e conquistamos a fidelização de vários clientes que realizam seus novos projetos conosco e isso mostra a qualidade e seriedade com que tratamos cada trabalho. Dependendo do projeto, sua dimensão, atuamos com equipes bem enxutas ou de até 50 pessoas e já administramos grupos que incluíam clientes, parceiros e fornecedores com mais de 100 empresas envolvidas. A receita é agir com o máximo de eficiência”.

Conteúdo Arte & Tecnologia
https://www.conteudo.co/

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado