Conheça mais algumas tendências de inovação aceleradas pela pandemia

A pandemia revolucionou uma série de processos e acelerou tendências no campo da inovação. O ano de 2021 será de empenho na recuperação dos negócios, com foco em melhorar a eficiência operacional e reduzir custos. Para alcançar esses objetivos é importante considerar algumas direções:

Inovação antecipatória
Muitas empresas quebraram por causa da pandemia e a lição para as sobreviventes é inserir no planejamento a chamada inovação antecipatória. Isso significa desenhar prováveis cenários futuros para, a partir deles, definir e priorizar os projetos de inovação. Uma forma inteligente de se preparar para possíveis novas crises.

Transformação digital
Outro resultado da pandemia foi revelar de forma mais nítida a necessidade de recriar os negócios para a era digital. Os projetos de inovação voltados para acelerar o processo de transformação das empresas têm sido prioritários, até mesmo para a sobrevivência no mercado. Mas não basta apenas desenvolver aplicativo, e-commerce, marketplace e site responsivo. É preciso criar de uma cultura digital para elevar o faturamento online.

Inovação remota
Projetos de inovação são mais complexos e demandam uma comunicação contínua e muito alinhada. A pandemia impôs, entre outras coisas, a necessidade de se digitalizar o processo de inovação e o que todos descobriram foi que o trabalho remoto não é um obstáculo para isso. É possível inovar remotamente e há ferramentas que ajudam na concepção de projetos on line de forma simultânea, sem perda de qualidade.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado