Tecnologia é Economia Criativa! Acompanhar as tendências de uma área que se expande exponencialmente não é tarefa fácil, mas imprescindível para quem precisa estar por dentro das novidades, facilidades e acessibilidades que o mercado tem a oferecer para o desenvolvimento de empresas de todos os setores.
Uma nova pesquisa realizada pela empresa Ipsos mediu a percepção de brasileiros e cidadãos de 28 países para saber como se sentem em relação ao Metaverso e realidade estendida (que inclui realidade aumentada e realidade virtual), entre outros tópicos e os resultados foram bem positivos.
Para 60% dos brasileiros, a chance de lidar com a realidade virtual no dia a dia é algo bom e a média global, levando em consideração os outros países pesquisados, ficou em 50%. Ficamos atrás apenas de China e Índia, que apresentaram índices mais altos (78% e 75%).
Outro dado relevante é que 73% dos brasileiros acreditam que, nos próximos 10 anos, a maneira como consumimos serviços de entretenimento digital sofrerá mudanças significativas, assim como as configurações do trabalho remoto nos serviços de ensino a distância e jogos virtuais ( 71% acreditam em grandes mudanças).
Cerca de 84% dos brasileiros disseram que estão familiarizados com a realidade virtual, 73% com realidade aumentada e 63% com o Metaverso. Nestes três aspectos, o Brasil aparece acima da média: os dados globais ficaram em 80%, 61% e 52%, respectivamente. Os números mostram que as discussões sobre novos recursos tecnológicos estão em alta na sociedade brasileira.
A pesquisa entrevistou 21.005 pessoas entre 22 de abril e 06 de maio de 2022 de forma online, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Além do Brasil, incluiu Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Singapura, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e Estados Unidos.
O acesso a pesquisa está disponível no link – https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2022-05/Global%20Advisor%20-%20WEF%20-%20Metaverse%20-%20May%202022%20-%20Graphic%20Report.pdf
Virtual x Aumentada
E já que tocamos no assunto, você sabe qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?
A realidade virtual promove uma experiência, por meio de um dispositivo que se assemelha a um par de óculos, que mostra um ambiente virtual, criado em um modelo 3D ou por meio de vídeos orbitais. Ela cria um mundo novo e interativo no meio digital, uma outra realidade, onde é possível simular diferentes ações e ter sensações em tempo real.
Já a realidade aumentada cria uma ponte entre o mundo real e o virtual, mesclando objetos e características dessas duas realidades. A ideia aqui não é criar um ambiente novo, mas inserir dados e objetos virtuais no mundo real por meio de pontos de referência como pontos geográficos ou imagens. Assim, o ambiente virtual se aproxima do mundo real e possibilitam ações, ou criam objetos com os quais podemos interagir e movimentar em qualquer lugar, como os hologramas.