André Petenussi

A transformação da cultura empresarial pela tecnologia e inovação. Entrevista com o CTO da Localiza, André Petenussi

Novas tecnologias têm obrigado as empresas a se transformarem em ritmo acelerado. Algumas eram inovadoras desde o início, outras tiveram que se adaptar às necessidades do mercado para interagir com seus públicos e conquistar liderança em seus segmentos.

A Localiza, sediada em Belo Horizonte com bases em todo o Brasil, intensificou a transformação digital há cerca de três anos. Para implantar uma cultura de inovação, a empresa precisou alterar a metodologia de trabalho, apostando na configuração das equipes em tribos e squads, e investiu na renovação de sistemas, aplicações e softwares. Conheça mais dessa experiência em uma entrevista que fizemos com o CTO da Localiza, André Petenussi, para a série “Histórias que nos Movem”. Confira abaixo.

Bio – André Petenussi é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Santos. Iniciou sua carreira profissional no Submarino e acumulou 15 anos de experiência no mercado de e-commerce, tanto empreendendo em startups como Oppa e Kanlo, quanto em posições executivas na B2W Digital e Walmart. Foi CTO do Grupo Netshoes, de onde saiu em 2019 para assumir a área de tecnologia da Localiza.

 

 —————————————

P7 Criativo: Você poderia contar sobre o modelo de inovação implantados na Localiza e como foi esse trabalho no início?

André: A Localiza foi pioneira em lançar diversas soluções, produtos e novos negócios ao longo da história, como, por exemplo, criar o segmento de seminovos no setor de aluguel de carros. A tecnologia caminha ao lado do negócio para promover as melhores soluções para a jornada de mobilidade dos nossos clientes. Há cerca de três anos, intensificamos a transformação digital na companhia. Com o apoio da diretoria de Gente, reforçamos a cultura de inovação em toda a empresa para que as mudanças que estariam por vir fossem mais efetivas. Entre as principais transformações que implementamos estão a configuração do time em tribos e squads, adoção da metodologia ágil em nosso cotidiano, renovação de sistemas, aplicações e softwares e ampliação da equipe.

Lançamos este ano o #LocalizaLabs, o laboratório de Tecnologia e Inovação da Localiza, que reúne os nossos quase 700 profissionais de tecnologia focados em solucionar as demandas de nossos clientes, aprimorar os produtos e serviços e otimizar os processos. Formamos um time jovem e engajado e trabalhamos num ambiente colaborativo, inclusivo e criativo. Aqui temos acesso à mais alta tecnologia, o que nos incentiva e nos provoca a sempre mantermos a mente aberta.

Desde 2017, estamos avançando na construção de soluções e tecnologias centradas na experiência do cliente. Criamos o Localiza FAST, única ferramenta 100% digital e touchless de aluguel de carros da América Latina, desde a reserva até a retirada do carro, que é aberto com apenas um clique no celular. Fomos protagonistas também ao oferecer uma solução direcionada para os motoristas de aplicativo, o Localiza Driver: aplicativo de gestão das reservas, das corridas, dos recebimentos dos pagamentos e faturamento, além de manutenções, revisões e eventuais trocas de carro. Recentemente, lançamos também o MEOO, o carro por assinatura da Localiza, visando atender um novo comportamento da sociedade cada vez mais pautada pelo compartilhamento em detrimento da posse. Este serviço agrega ainda mais comodidade, facilidade e economia às pessoas. Esses são exemplos da tecnologia caminhando junto ao negócio para oferecer soluções integradas e direcionadas para a qualificação da experiência do cliente.

Somos pioneiros também na implantação de diferentes canais de comunicação. Fomos os primeiros do setor a oferecer o Business Message do Google – contato direto no Google Maps – e o Apple Business Chat – atendimento o iMessage para usuários do iOS. Disponibilizamos ainda atendimento pelo Whatsapp Enterprise, Message do Facebook e chatbot do site, que pode acessado do computador ou do celular. É uma forma de estarmos presentes e disponíveis onde os nossos clientes estiverem, com facilidade e proximidade.

P7 Criativo:  Quais os desafios encontrados para realizar a transformação digital em uma empresa como a Localiza?

André: O principal desafio de qualquer organização é trabalhar a cultura de inovação com seus colaboradores. Por isso, selamos uma parceria fundamental para o sucesso da nossa transformação digital com a diretoria de Gente da companhia. Com o esforço conjunto, a tecnologia assumiu sua posição de área estratégica e transversal no negócio como um todo para tomada de decisão e geração de valor e de resultado para a empresa. Possuímos squads formados para cada unidade de negócio e áreas transversais. São profissionais dedicados que adotam metodologias ágeis para sanar as principais dores dos nossos clientes e aprimorar continuamente os nossos processos, produtos e serviços.

P7 Criativo:  Sobre o futuro da inovação: você poderia comentar sobre as perspectivas para os próximos anos?   

André: Entregar cada vez mais valor aos clientes. Esse é um movimento contínuo, antes, agora e no futuro, do que entendemos ser uma de nossas grandes motivações. Continuaremos a investir em tecnologia e ampliar nosso #LocalizaLabs para que a Companhia se desenvolva ainda mais e siga construindo o futuro da mobilidade, alcançando resultados econômicos, sociais e ambientais. A diretoria de Gente segue como parceira importante da Tecnologia no reforço de uma cultura cada vez mais inovadora, buscando evoluir a Localiza para uma companhia ágil. Acompanhamos a evolução do novo comportamento das pessoas e das novas aplicações e sistemas para sempre qualificar nossa atuação e sermos referência em tecnologia voltada para mobilidade no país e à experiência das pessoas.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado

A empresária Alessandra Alkmin fala sobre os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino no Brasil
Conheça mais sobre o Hub Social, um espaço voltado para o empreendedorismo com seu CEO, Daniel Gonzalez.
Conheça mais sobre a história de inovação da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), com o coordenador Gustavo Delgado.
Adriana Faria fala sobre os projetos do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV).