10 conselhos para estimular a inovação na sua empresa

Tradicionalmente, dois modelos tentam explicar quais são as fontes de inovação. A concepção dominante coloca a ciência e a tecnologia no centro das inovações, notadamente das inovações industriais. O outro modelo considera, de maneira inversa, que a inovação responde a uma demanda e tem origem numa necessidade do consumidor. Essa consciência da atribuição do indivíduo reposiciona o mercado no coração do processo de inovação, mas não questiona o protagonismo da empresa e do empreendedor no estabelecimento de relações entre necessidades latentes e soluções técnicas emergentes. Por sua vez, as reflexões teóricas mais recentes entendem que a inovação é um processo mais aberto e complexo. Ele envolve toda a sociedade e modifica, simultaneamente, produtos, processos, conhecimentos e as representações que os agentes têm da inovação e de si mesmos.

Nesse conteúdo selecionamos 10 conselhos para estimular a inovação em sua empresa, são dicas que podem ser adaptadas para cada situação e até para sua vida empreendedora individual.

1) Dê o primeiro passo

Dê o exemplo e encoraje a inovação junto dos empregados. Faça da inovação uma prioridade estratégica. Seus colaboradores têm um enorme potencial de inovação, desde que você seja capaz de catalisar a criatividade deles.

2) Evite o pensamento vertical, reflita horizontalmente

Ideias frutíferas não são exclusivas de uma função ou de um cargo. Boas ideias se encontram em todos os cantos e níveis da empresa. Por conseguinte, elimine os intermediários e deixe que elas circulem livremente.

3) Atribua a responsabilidade da inovação a uma pessoa

Não significa que esta pessoa deva inventar tudo sozinha. Porém, ela deverá se assegurar de que as ideias interessantes serão desenvolvidas.

4) Nunca diga “não” logo de início

Novas ideias podem ser inconvenientes. Mesmo assim, elas merecem uma chance. Uma ideia totalmente irrealista gerará, quem sabe, outra muito mais forte e estruturada. Inovar é sair dos trilhos.

5) Dê tempo à inovação

Equipes permanentemente sobrecarregadas não podem ser mobilizadas para inovar. Dê aos colaboradores o tempo necessário para que pensem em soluções inovadoras.

6) Dê lugar à inovação

Dedique à inovação um espaço reservado que possa ser livre e permanentemente acessado por todos os colaboradores da empresa.

7) Crie uma rede de relacionamentos propícia à inovação

Busque a inspiração na fonte. Relacione-se com pessoas que têm uma visão original do ofício. Seja curioso. Interesse-se pelo trabalho de certos pesquisadores, acompanhe a evolução de spin-offs ou de outras empresas inovadoras. Elas serão o combustível da sua criatividade.

8) Envolva clientes e fornecedores

Eles são, frequentemente, os primeiros concernidos pela inovação e podem lhe fornecer feedbacks preciosos. Escute-os.

9) Experimente

Não espere que um projeto inovador esteja quase pronto para colocá-lo em prática. Aproveite o lançamento para testá-lo.

10) Ouse fracassar

Ninguém é infalível. Recusar-se a errar ao menos uma vez vai contra todo o espírito da inovação. Inovar é render-se aos riscos, ainda que meticulosamente calculados.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on google

Conteúdo Relacionado